quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Berlin

Berlin eh uma cidade muito linda e interessante, porém como cidade grande nao tem como andar muito pelas ruas pela distancia e a maioria dos pontos turisticos sao afastados. Cheguei em Berlin e foi tudo tranquilo, do aeroporto para a estacao de trem/metro eh muito perto, mais ou menos 6 minutos andando... qd chegamos a estacao de metro, totalmente perdidas, tentando pedir informacoes em ingles, mas a maioria dos Alemaes não falam inglês, então vai na base da mimica mesmo, conseguimos nos virar.
Pegamos o trem até a estacão proxima do hostel e para acha-lo não foi muito dificil, mas, nos perdemos rs, então pegamos um taxi para chegar. O hostel chama-se Fabian's Hostel muito limpinho, organizado, atendentes gentis, porém o quarto não eh muito quente, mas, também não passei frio.
Como estava muito frio (sensacao de -19 graus), só comemos, fizemos comprinhas basicas para o cafe e voltamos para o hostel,.
No dia seguinte fomos para o centro, perto do portão de Brandemburgo encontrar o pessoal que faz free tour, não achamos e acho que foi pelo frio, então comecamos a andar e ver os pontos turisticos, apesar de estar muito frio, deu para ver muita coisa interessante que conta a historia de Berlin.
Chegar até o Muro de Berlin, é uma sensacão incrivel, saber que aquele muro dividiu familias, amigos, vidas por anos eh inimaginavel, vi alguns videos da angustia daquelas pessoas e consegui me colocar no lugar delas, e eh realmente angustiante,
O campo de concentracão onde pessoas de varias nacionalidades foram presas,entre elas os Judeus, além de alguns alemães, foi outro ponto perfeito da viagem, saber das condicões precarias, humilhantes, desumanas e até mesmo cruel que aquelas pessoas viveram e morreram ali, foi chocante. Se eu que estava totalmente agasalhada estava morrendo de frio, imagina uma pessoa no rigoroso inverno com apenas uma roupa feita com um material tipo flanela e apenas isso?
Pessoas que tinham que brigar por uma cama, que tinham que conviver com mortos espalhados no chão, que tiravam as roupas dos mortos para se aquecer, que não tinham direito a um banho quente, tudo isso pela crueldade de um homem.
Todas essas historias fazem parte de Berlin, uma cidade linda, fria e cheia de encantos. E como disse Otto Frank * Eh preciso conhecer o passado para se contruir um futuro*

Nenhum comentário:

Postar um comentário